quarta-feira, 21 de março de 2012

Pés

Logo que você entra no ballet, você nem liga pro seu pé. A única relação que você conhece entre ballet e pés é que o seu pé vai ficar bem feio depois de um tempo. Mas aí o tempo passa, as coisas surgem, e você descobre umas definições de pé que não-bailarinos nem têm idéia que existem. Aí, dependendo da sua sorte, você já nasceu com um pé maravilhoso Alessandra Ferri ou vai precisar trabalhar um pouquinho até conseguir ter um pé satisfatório. Mas agora, o que seria um pé satisfatório?

Na opinião de algumas pessoas, é apenas você ter um colo enorme e absurdo. Se for o seu caso, compre um
colo de pé falso e seja feliz! Mas, na minha opinião, é muito mais lógico você trabalhar o seu pé, para, além de desenvolver seu colo, deixá-lo mais forte e flexível. Então segue um exercício para seus lindos (lindos?) pés, que vai além do simples "flex, ponta", retirado do site http://www.baledacidade.com.br/:

1) Com a panturrilha apoiada sobre a coxa contralateral, deixando o pé livre, segure o calcanhar entre os dedos indicador e polegar, de forma a mantê-lo fixo e imóvel. Inicie a seguir a flexão plantar pelos dedos, das pontas até a base, continuando pelo médio pé, até o limite que consiga sem mover o calcanhar. Repita várias vezes e observe.



2) Repita o movimento anterior, iniciando a flexão pela base dos dedos (metatarso–falangeana) e evoluindo ao médio pé. Após os exercícios, alongue os flexores e panturrilha por alguns segundos.




Este exercício propicia uma flexão funcional, mais estética, proporcionando estabilidade do médio pé, dando proteção principalmente durante os saltos.


No site Le monde du ballet, você também encontra alguns exercícios mais clássicos que auxiliam no fortalecimento dos pés!

Nenhum comentário:

Postar um comentário