Se eu fosse umas sapatilhas de ponta começaria os meus tempos numa pequena lojinha de bairro. Estaria embrulhada em papel celofane, dentro de plástico selado com uma imagem de uma bailarina em pontas e a marca rabiscada por baixo.
Um dia, chegaria à loja uma pequena rapariga com cerca de 13 anos, de coque e ainda equipada vendo-se claramente que teria saído da aula.
- Bom dia. Posso ajudar?- Perguntaria a senhora já idosa que tinha aquela lojinha há tantos anos e já tinha visto tantos pequenos aprendizes como aquela rapariga.
- Bom dia! Procurava umas pontas, de tamanho 35.- Respondia a rapariga orgulhando-se do que estava a pedir.
Então a senhora iria-me buscar à prateleira e dava-as à rapariga. Esta, com todo o cuidado abriria o saco e eu deslizaria suavemente para as suas mãos delicadas. Ela, com suavidade calçaria-me e as minhas fitas deslizariam pelos seus collants até ela mas apertar num nó; nem muito frouxo para não torcer o pé; nem muito apertado para não lhe cortar a circulação. Depois, apoiada a uma cadeira cautelosamente ergueria-se nas pontas, deixando observar um belo cou-de-pied e ficaria com um sorriso estampado no rosto. Depois pagaria-me e levaria-me, pensando que eu era a o seu tesouro mais precioso.
E assim, corria a vida, ela elevando-se em mim todas as aulas e partindo-me cada vez mais... E chegou a altura do seu 1º espectáculo, onde iria interpretar a variação de Giselle do 1º Acto. Ela muito nervosa, suspirava e então...entrava no palco; e eu rodopiava e saltava como nunca o tinha feito.
Passado uns tempos, eu deixaria de lhe servir, mas estaria sempre com ela, e sempre na sua mala até na primeira vez que ela entraria na Ópera de Paris.
Já era "a minha bailarina" muito idosa e já reformada, quando me daria a uma das suas alunas predilectas, que eu observava pacientemente da sua estante, ao lado de fotos e de dedicatórias. E assim, começaria a minha nova aventura nas mãos de um bela jovem sonhadora.
E seria motivo de histórias, lágrimas, risos e principalmente de dores, mas nunca me esqueceria daquela pequena rapariga na loja, orgulhando-se de mim...
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Se eu fosse uma sapatilha de ponta
Metas
Fala galera do EU DANÇO! Eu estava pensando que é muito interessante nós, amantes da dança, estabelecermos metas para nós mesmos. E também temos que saber reconhecer os nossos defeitos e as nossas qualidades na dança, porque ninguém é perfeito, não é verdade? Bem, vou começar fazendo a minha lista, para incentivá-los á fazer o mesmo! Começando pelos defeitos.
- Meu battement na barra é um desastre, não tem altura nenhuma! E quando tem altura, o braço sobe junto!
- Não consigo fazer pirouette en dehors, em quarta posição.
- Ás vezes me esqueço de passar o pé pela meia-ponta
- Não consigo abrir um grand écart
- Minha round é uma porcaria.
Claro que tem muito mais, mas por enquanto só esses rs; Enfim, também tenho minhas qualidades né... Vamos vê-las?
- Minha pirouette em diagonal é ótima,
- Tenho uma postura ótima! E olha o quanto é dificil: Perna em x, arco do pé...
- Sou muito criativa, e já criei várias danças junto com minha colega, e o professor as usou.
- Tenho disciplina nas aulas, e presto atenção aos comentários do professor e tento executá-los.
- Não me importo e até gosto de sentir dor.
Bem agora vêremos minhas metas para a dança.
- Em 1 lugar concerteza é subir na ponta
- Abrir um grand écart
- Ter controle sobre meus battements
- Fazer uma boa round
- Conseguir fazer pirouette em quarta
E aí, o que você acha de estabelecer metas á si mesmo(a)? Vá fundo, pois quem acredita sempre alcança.
sábado, 23 de junho de 2012
Peso
Uma coisa que me incomoda muito é a questão do peso no ballet clássico e no jazz, os professores meio que tocam nisso, claro que sem ofender. "Não comam isso", "Cuidar pra não engordar", "Comeu bastante neste findi, heim?!". Estes dias uma amiga minha disse para mim tocar um pouco neste assunto aqui no blog, e eu achei uma boa. Isso me incomoda muito, uma coisa pra refletir é como isso pode causar distúrbios alimentares muito sérios, não comigo (pelo menos eu acho), como anorexia, bulimia, entre outros distúrbios, a pessoa fica com aquela idéia fixa sobre ficar com o corpo perfeito e se enxerga sempre acima do peso. Então é um momento para se algum professor de dança, reflita. Pois poderá causar problemas, além de alimentares, psicológicos. Para pessoas que dançam por dançar, não para tornar disso uma profissão (assim como eu) acho que não deveriam por todo este peso nas costas das pessoas, enfim. Espero ter ajudado! E até o próximo post.
sexta-feira, 15 de junho de 2012
"Quebrar a sapatilha"
O que é "Quebrar a Sapatilha?", acho que você irá entender melhor se substituir a palavra "quebrar", pela palavra "moldar"... "Moldar a Sapatilha"... Mas como moldar a Sapatilha? A Sapatilha de Ponta tem que ser moldada nos pés da bailarina, conforme o uso. Assim, a sapatilha irá se moldar nos lugares certos. Tem gente que tenta moldar ela com as próprias mãos, isto é errado! Pois a sapatilha pode "quebrar" nos lugares errados, fazendo com que a bailarina não consiga usar a sapatilha corretamente, causando machucados, entre outras coisas.O máximo que se deve fazer com as mãos é:
- Forçar a meia-ponta (forçando o box para cima, fazendo um "L" com a sapatilha)
- Forçar a ponta (forçando o box para baixo e curvando a palmilha, fazendo um "C" com a sapatilha)
Para ajudar a moldar a sapatilha, o melhor é "ponta, meia-ponta, ponta, meia-ponta", mas existe outros exercícios, muitos outros...
Espero ter ajudado em alguma coisa!
Fonte: http://pirouettes-carol.blogspot.com/2011/02/quebrar-sapatilha.html
Melhor sustentação para o adágio
Se você tem muita flexibilidade, mas não consegue subir as pernas nos movimentos lentos, experimente os exercícios a seguir. Eles ajudarão a aumentar a altura de passos como developpé e degagé en l’air, pois trabalharão a sua sustentação.
- Faça um developpé de frente para a barra. Levante a perna, tirando-a da barra o máximo que conseguir, mesmo que seja uma altura que considere insignificante. Depois de uma contagem de 8, repouse a perna na barra novamente. Repita com a outra perna. Faça o exercício a la seconde.
Faça developpé en fondu, dessa forma, a perna estará mais alta. Estique a perna de base tentando manter a altura.- Suba para o elevé em meia-ponta ou ponta e faça developpé. Desça para pied plat tentando manter a altura da perna.
- Faça um fondu enquanto eleva a outra perna em passé, segure o pé e estenda a perna à frente mantendo a perna de base dobrada. Leve a perna esticada ao lado e se encaixe, mantendo os quadris alinhados. Solte o pé e tente manter a perna na altura em que estava quando sustentada pela mão.
- Faça developpé com caneleira de 1 kg. Sua perna estará mais baixa que o habitual, mas com o tempo, quando fizer o developpé sem a caneleira, sentirá mais facilidade em manter altura e, conseqüentemente, em aumentá-la.
Dicas muito boas! Mas nada melhor do que tentar experimentar no seu próprio corpo até encontrar a forma melhor para melhorar sua sustentação nos adágios!
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Como limpar a sapatilha
Olá á todos os bailarinos, bailarinas, dançarinos, enfim rs Hoje eu vim postar sobre como limpar a sapatilha de ponta. Há muitos metódos, principalmente na internet sobre como lavar sua ponta, mais normalmente a sapatilha fica desbotada, e fica feinha, vai perdendo o brilho e tal. Então hoje eu trouxe uma proposta nova para vocês é como limpar a sapatilha com alcóol, isso mesmo, alcóol. Então vamos ver.
Material:
Algodão e álcool
Como usar: Peque o algodão, umedeça com o álcool, sem deixar muito molhado, e vá passando em cima da sujeira esfregando bem.... Vai trocando de algodão quando perceber que o que estava usando já estiver ficando sujinho... E vai umedecendo o algodão com o álcool toda vez que este for secando... Sua sapatilha vai ficar um pouco húmida, mas nada que um bom sol não resolva!
Depois é só deixar sua sapatilha no varal para secar bem!! Somente tire do varal depois que estiver bem sequinha. Enfim, espero que aproveitem as dicas. Até o próximo post!
terça-feira, 12 de junho de 2012
Espetáculo
Hello gente bonita do eu danço! Então como eu já havia falado falta pouco para o dia do espetáculo, o espetáculo acontecerá no dia 23/06/12 no teatro do CIEE, o horário eu não me lembro exatamente, mas assim que souber eu digo para vocês. Os ingressos podem ser adquiridos no studio com a Suzana, e se eu não me engano custam R$30,00. E garanto que é um ótimo espetáculo, todos devem ir. Enfim, voltei á dançar. Eu estava doente com catapora, e não poderia correr o risco de contaminar minhas colegas ainda mais bem em época de espetáculo, enfim, fiquei 2 semanas sem dançar, mas ontem já fui para a aula. Cheguei atrasada. Mas peguei os exercicios de jeté, battement, plié, e coisas assim. Depois peguei toda a aula de jazz, que foi os exercicios, e mais um circuito (bem cansativo) mas foi muito bom! Enfim, estou meio sem tempo pra postar, por causa da escola, dos ensaios enfim, preciso me dedicar ao máximo, quem quiser assistir, como disse ali em cima é só dar uma passadinha no studio. O blog do studio é suzanadavila.blogspot.com, visita lá! Um beijo, e aqui em baixo está o video. Até o próximo post.
Assinar:
Comentários (Atom)








